KILLER COMMUTING


Chegou-me pela mão de um dos autores, um quadro que reflecte uma análise sobre as consequências para quem efectua os seus movimentos pendulares diários (i.e. casa-trabalho-casa; casa-escola-casa) com o rabo alapado no assento dum automóvel, aquilo a que os anglo-saxónicos chamam commuting. O estudo é feito nos Estados Unidos da América e desde o próprio ponto de vista, o que lhe dá seguramente uma assinatura distinta se fossem tidos em conta dados europeus, mas é mesmo assim um interessante tema para reflexão.

Há efectivamente pouca informação sobre os efeitos na saúde dos homens, mulheres e crianças que todos os dias saem e regressam a casa, enfrentando longos períodos dentro do automóvel em intermináveis engarrafamentos. É uma situação assumido como normal, inquestionável, sem alternativa. É como as coisas são e pronto. Não custa muito concordar que tão grande massa de pessoas sob as mesmas condições por tanto tempo das suas vidas resultará em efeitos vários e mesuráveis. Este estudo é sobre alguns desses efeitos.

Já aqui o disse que optei pela bicicleta porque estava literalmente a dar em doido com os engarrafamentos na Marginal de Cascais todas as manhãs! Não foram razões ecológicas ou económicas que me levaram a voltar aos pedais. Achei apenas que não tinha de ser assim! Ao fim de pouco tempo e após um elevado investimento numa dobrável por causa das limitações de então ao transporte de bicicletas no comboio, as vantagens da decisão faziam-se notar a vários níveis.

Será a situação cá na terrinha do Zé Povinho muito díspar da do Tio Sam? O leitor é utilizador de bicicleta? Qual pensa ser o efeito que essa opção tem na sua vida à luz deste quadro?

Anúncios

2 Respostas to “KILLER COMMUTING”

  1. Humberto, perdoe-me o reparo: o “acento” do automóvel é o acento agudo da vogal “ó”; o assento de que está a falar parece ser outro.
    Abraço e boas pedaladas em qualquer “assento”.
    Francisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: