WITH MY OWN TWO WHEELS


Há sempre uma dose de fascínio nas máquinas. Por muito desinteressante que possamos achar a técnica, por mais afastados que consigamos viver dos tentáculos tecnológicos, as máquinas rodeiam-nos, satisfazem-nos, condicionam-nos. Mesmo contra a nossa vontade, as máquinas não nos são indiferentes.

Podemos avaliar as sociedades pela capacidade de produção e de utilização das máquinas. As guerras que devastam o mundo neste século XXI de todas as incertezas, fazem-se sobretudo pelo domínio sobre o petróleo. Petróleo essencial para fazer andar os motores das máquinas. É pelas máquinas que se faz a guerra mas a paz será um dia feita pelo homem. Para o Homem.

A importância da máquina bicicleta na história humana está suficientemente esmiuçada. Muitas são as páginas escritas que lhe fazem justa homenagem. Sabemos da importância que teve no desenvolvimento doutras máquinas e quantas lhe devem mesmo o aparecimento. A todo o mundo onde chegou a bicicleta, o poder transformador e libertador dos pedais deixou indelével marca. Maior prova disso é o ressurgimento da bicicleta onde tinha sido apagado o papel enquanto veículo de transporte. E esta é uma razão para ter esperança no futuro já que uma máquina perfeita só pode ajudar à construção dum mundo melhor.

Nas sociedades ditas desenvolvidas, onde as mais avançadas máquinas têm lugar preponderante, a bicicleta impõem-se a cada dia como alternativa válida na mobilidade urbana. Milhares de cidadãos ao pedalarem redesenham a realidade das suas cidades, num movimento impensável há uma década, desafiando primazias estabelecidas. Mesmo para quem a bicicleta não é solução individual, funcionará seguramente como exemplo inspirador para uma vida mais sustentável.

A bicicleta máquina e ferramenta é o que liga cinco pessoas em outros tantos lugares do planeta retratadas no documentário With My Own Two Wheels (Com As Minhas Duas Rodas), dando acesso à educação, à saúde, ao trabalho, ao transporte. Revolucionando as vidas desta cinco pessoas a bicicleta transforma também o mundo em redor, à cadência da pedalada.

Veja a apresentação abaixo mas não deixe de ver o filme completo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: