AS PALAVRAS AGARRADAS


As palavras valem o que valem ainda para mais as dos políticos e num tempo em que os governantes não têm nem palavra nem honra, se é que uma pode ser separada da outra sem afogar a dignidade na lama mais porca. Dizer-se uma coisa ontem e anunciar-se o seu contrário não seria pecado ou não fosse a desfaçatez da mentira, a ignomínia da traição, os propósitos mais torpes com que nos espezinham o futuro e as esperanças.

Tivéssemos a efémera memória dum peixe dourado e suportaríamos incólumes as paredes escuras da caverna em que aos poucos se transforma a Europa. A Europa cada vez mais a dois tempos, a dois mundos. Um mundo como que do lado de cá das paredes, transparentes é certo, dum pequeno aquário e outro do lado de lá. Nós e eles. Nós os pobres, os gastadores, os privilegiados. Eles os outros.

Na outra Europa as pessoas vivem em cidades modernas e desfrutam de qualidades de vidas com as quais só podemos -e por enquanto ainda podemos!- sonhar. Na Europa de cá tentamos construir, com a pouca areia e pedras de foram sendo deixadas no fundo do aquário, pontes que nos tirem do atraso que pior que estrutural, é estruturante.

Mas como não somos peixes e muito menos dourados, temos memória, ou pelo menos vamos salvando nos seus meandros pedaços do dia-a-dia dos dias adiados. Como querendo registar nas paredes da caverna imagens que segurem o tempo, as esperanças, a fé, aqui fica este vídeo dum senhor político e governante em pleno uso do dom da oratória.

António Costa fala de mobilidade, condena o automóvel, enaltece a bicicleta e pensa numa cidade diferente da que temos hoje. Melhor. A mim não me parece que caiba dentro do aquário de vidro da Boémia onde nos querem presos mas gosto de acreditar que o sonho comanda a vida e quando um homem sonha o Mundo pula e avança.

Poesia à parte, será que o senhor Costa vai conseguir levar juízo aos senhor Zé e senhor Nunes e conseguir mudar mesmo a cidade?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: