EU QUERO IR AO PORTO!


A expansão europeia pelo mundo fez com que os lugares onde os navegadores acostaram, passavam a ter nos novos mapas nomes que ignoravam totalmente a identidade dos povos que nesses lugares já habitavam. Foi assim que se nomeou a Finlândia, a China ou a Austrália. Isto aconteceu mesmo com os próprios povos que nos vieram receber à praia. Os esquimós no Alasca ou os Índios da América do Norte são disso um exemplo.

O poder colonial inglês embora tenha restituído a maior parte das suas possessões, mantém sob a alçada da coroa muitos desses antigos territórios e sobre outros declarados interesses, ou não estivessem envolvidos em mais uma guerra, sempre em defesa da liberdade de povos claro está, desta vez na Líbia rica em petróleo. De cá levaram (até quando?) o vinho do Porto (que por acaso é de Gaia) e deixaram um O na cidade invicta do qual andamos há que tempos a ver se nos livramos.

Um ministro que deixou a arena política no meio duma monumental vaia conseguiu acrescentar um L ao Algarve, provavelmente porque o português de Pessoa e de Saramago não é grande o suficiente para levar a sua tacanhez de espírito a navegar longe. Mas o homem foi ministro e isso explica muita coisa. Agora que uma rapariga do Porto, ainda para mais uma rapariga chique, faça questão de manter a vogal redonda no nome da sua cidade é que me faz espécie.

É que Mumbai já não é Bombaim, Pequim é Beijing e o Porto nunca foi Oporto! Seja qual for a língua chique que quisermos usar. Mais: um dia Finlândia será só Suomi e a Grécia Hellas, porque é assim que aqueles que lhes podem dar nome, chamam.

Vem isto a propósito dum convite que esta moça lançou para que no dia nove do próximo mês, se juntem às 3 e meia da tarde para pedalar entre a Ribeira e a Foz, com a condição única de irem vestidos a preceito mas nunca de fato de treino. Pois eu proponho que quem tenha uma bicicleta e um fato de treino, vá fazer esse mesmo percurso em protesto contra o O chic do Porto! E assim mostrar que o movimento pela mobilidade sustentável tem muito mais a ganhar se for inclusivo que se for segregacionista.

Advertisements

5 Respostas to “EU QUERO IR AO PORTO!”

  1. Este post está lindo! Concordo em pleno!
    Acrescento só mais um pormenor: “Quem não tiver bicicleta pode alugar. Fica atento, iremos dar dicas onde o poderás fazer. ”

    Portanto, pouco interessa se a pessoa anda usualmente de bicla, precisa é de estar “chic” e ter uma bicla ali a jeito.
    Que falsários! :\

    E viva o aproveitamento sem escrupulos da moda das biclas…

  2. O “franchise” CycleChic está em inglês, goste-se ou não…por cá temos o Lisbon CycleChic, até o original de Copenhaga está em inglês.
    Penso que não poderá se por aí.
    Quanto à ideia em si, se vai pôr mais gente a pensar em bicicletas e que não é só licra, porque não? É hipócrita, até poderá ser, e então o que é a Semana da Mobilidade?
    O que importa, penso eu, é alertar que há outras maneira de se deslocar numa cidade, neste caso no Porto, e se para tal é necessário aplicar cosmética…

  3. Henrique Luz Says:

    Se Lisboa é Lisbon também está mal!
    Malmö é Malmö.
    Pays-Bas é Pays-Bas.
    València é ValÈncia!
    Qualquer dia uma marca da moda faz uma linha de fatos treino e uma campanha de fotografias com bicicletas e lá anda esta gente toda a dar cambalhotas e a engolir sapos…
    Ciclofacistas snobs e bacocos, é o que são todos!

  4. aliás, o nome deste blogue é extremamente coerente com o que é descrito neste post.

    • Simply Commuting Says:

      Não seria se se chamasse “simplesmente comutando”, por exemplo.
      Ou também dizem “Oporto football club” quando falam com um anglófono?
      Aliás, eu não me pronuncio sobre a utilização da língua inglesa para nome do blog chic, mas sobre a adoção duma grafia estrangeira para nomear a cidade do Porto. Creio que isso é coerente…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: