FEIRA DE CARCAVELOS


Quinta-feira é dia de feira em Carcavelos e isso faz parte da cultura urbana de pelo menos três concelho, Cascais, Oeiras e Lisboa. As peregrinações à feira são pedaço da minha memória adolescente e das primeiras andanças no comboio da linha, bem antes de alguma vez imaginar que para cá me havia de mudar.

A-Mercado•B-Futura Feira•C-Parque Feirantes D-Feira Actual•1-Variante•2-Linha REFER

O lugar da venda é um terreno baldio, do lado mar da linha férrea, junto à via rápida que liga a Marginal à A5. Um terreno com cerca dum hectare, de terra compacta e vedado por rede, sem nenhum tipo de infraestrutura de conforto para feirantes nem compradores.

Apesar de esforçados funcionários camarários limparem o recinto depois da venda semanal acabar, e só o recinto, quem por ali passar num qualquer dia sem feira, pode apreciar as centenas de sacos de plástico presos na vegetação rasteira, acumulados ao redor do perímetro.

Nos dias de feira, uma mancha multicolor dum lado da estrada e uma mancha branca do outro. As alvas furgonetas dos feirantes, preenchem um parque automóvel improvisado como improvisado parece ser tudo nesta feira. Porque são muitas as pessoas que vêm de carro, é ver as latas abandonados por todo o lado, enquanto os orgulhosos donos poupam na roupa os trocos para a gasolina.

Um pouco mais para dentro da vila, está o mercado de Carcavelos. A praça. Com peixarias, talhos, florista, padaria, fruta e legumes em venda diária, que às quinta-feiras transborda frescura pelo pátio. Nos últimos meses tem sido ouvido com mais insistência um pedido para que se junte a feira dos trapos com a dos comes, pois se muita gente vem à procura dum par de truces, porque não levar um quilo de tomates da horta do senhor António?

E que diabo tem a feira de Carcavelos a ver com a mobilidade? Tem tudo, digo eu. Maus acessos, estacionamento automóvel anárquico, pavimento em péssimo estado, tudo dentro duma pequena vila, da minha vila morena de adopção. Vila que afinal de contas, calcorreio sem problemas, pedalando calmamente e utilizando os numerosos e tão desrespeitados sinais de transito como bikerack, quando vou e venho como hoje, encher os alforges de frescos semi-biológicos, beber um café em chávena fria e comer um duchese à pastelaria Primavera.

Mas se eu não tenho problemas em andar por Carcavelos, em ir à feira ou ao mercado, porquê todo o paleio? Ora, porque é tão fácil solucionar o que está mal e este mal arrasta-se há tantos anos! E como? Vejamos: os “trapos” passariam a serem vendidos no terreno em frente ao mercado; as carrinhas dos feirantes estacionadas no mesmo espaço que é hoje usado para esse efeito, mas devidamente pavimentado e organizado; bem como o actual lugar da feira, transformado em parque para visitantes. Como tudo isto está nos limites do miolo da vila, mantinha-se as ruas livres das latas forasteiras. Já agora, uma cobertura retráctil sobre o mercado, que abrigasse produtos e pessoas das agruras do tempo e desse um aspecto mais limpo que velhos toldos de lona sujos e gastos. E, claro, um parque para bicicletas!

Resultado, mais pessoas viriam, mais se venderia, mais qualidade de vida existiria. Alguém dúvida que até o comércio tradicional ganharia com isso? Carcavelos seria um melhor lugar para se viver e para comprar!

Anúncios

3 Respostas to “FEIRA DE CARCAVELOS”

  1. As obras já começaram

  2. Saberá onde se pode consultar o projecto?

  3. João Rebelo Lopes Says:

    Durante as festas da freguesia, esteve presente a maqueta bem como pormenores.
    Encontrei isto:
    http://www.cm-cascais.pt/Cascais/Noticias/mercado_carcavelos_noticia.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: