SERÁ QUE VAI CHOVER?
A próxima quarta-feira está já aí à porta e o Outono ameaça novamente entrar por ela dentro, pela porta e pela quarta-feira, e como no último SIC by BIKE day o risco de chuva afastou muito boa gente do caminho do bem, vamos, antes que se faça tarde, dizer à gente como se pode bem preparar para o caminho.
Com alguma informação positiva e os adereços essenciais, pedalar numa quarta-feira de chuva é tão fácil e, quem sabe mais prazenteiro que numa quarta-feira de sol radioso e quente.
Como ao pedalar aquecemos mais depressa, convém que usemos roupa respirável, que não acumule a humidade da transpiração. Contrariamente à ideia geral, o algodão não é muito eficaz nessa tarefa, ao contrário da lã que deixa o corpo respirar melhor.
As fibras sintéticas têm aqui grande vantagem, mas o importante é que usemos camadas finas que possamos tirar ou voltar a vestir no caso do tempo variar ao longo do percurso.
Um anoraque leve e que se dobre é uma boa peça para enfiar na mochila ou no alforge. Se for de cor clara tanto melhor e melhor ainda se for dos que têm umas tiras fluorescentes nas mangas e nas costas. Dar nas vistas na estrada, particularmente quando o céu se cobre a prometer chuva, é um seguro extra.
Até à próxima quarta, e para evitar surpresas, dê umas voltas lá pelo bairro ao lusco-fusco e mesmo de noite, para se habituar e confirmar como a noite é boa conselheira também a pedalar.
Na terça anterior, leve uns sapatos para a SIC e deixe-os na gaveta. Assim vai ter sempre o que calçar na quarta e não carregou peso extra na viagem. Calce umas meias quentes e use luvas porque pés e mãos quentes fazem toda a diferença!
Com o piso estiver molhado tenha cuidado reforçado na estrada. É muito importante que adapte a condução ao estado do piso e verifique os travões -onde é que eu já ouvi isto?
Se alguma das viagem for de noite, é essencial que monte luzes na bicicleta, de preferência alimentadas por dinamo, mas o mais provável é que arranje umas a pilhas. Ao menos que sejam recarregáveis. A luz de frente é tão importante com a de trás, pois a sua função é tornar-nos visíveis. Uma excelente solução para nos tornar também vistosos é o colete auto.
Mesmo quando chove, vem mais água do chão que do céu, pelo que um par de guarda-lamas ajuda e muito a manter-nos secos. Se a sua bicicleta não tem, está aqui uma boa oportunidade para passar a ter.
Por último, pare a sua bicicleta longe da chuva para que continue a funcionar bem. Se isso não for possível, um saco de plástico manterá o selim seco até à hora de regressar.
Depois de todo este investimento existem mais umas quantas razões para não se ficar apenas pelas quartas-feiras…
29 de Outubro de 2009 às 20:06
Este é o tempo ideal para andar de bicla. Vento na cara, chuva nos ****** o sol… lá longe.
Finalmente o Bom tempo vai começar.
Viva a Bike em qualquer época do ano!