NÃO HÁ MAU TEMPO, APENAS MÁ ROUPA


A previsão meteorológica para os próximo dias é de chuva, pelo que esta quarta-feira pode bem vir a ser o primeiro SIC by BIKE day molhado!

É frequente que a primeira pergunta feita a alguém que elegeu a bicicleta como meio de transporte seja “então e quando chove?” embora não raras vezes a pergunta dê lugar ao espírito mais derrotista de “quero ver se vens quando começar a chover!”

Mas na verdade qual a relação entre andar de bicicleta e a chuva que motive assim tanta atenção, que quase se fica com a ideia que cada ciclista tem a sua nuvenzinha invernosa dedicada e exclusiva?

Será que a chuva atormenta tanto e de maneira tão severa a vidinha das pessoas que as mantenha sempre à tabela? Ou será por ser de tal maneira rara, que se torna imprevisível a traiçoeira?

Esta obsessão com a chuva tem de ter uma justificação qualquer, ou uma carrada delas em alguns casos. Eu creio ser apenas uma simples razão encontrada facilmente por quem não acredita ser capaz de dar uma oportunidade à bicicleta no seu dia-a-dia. Tipo “bastava eu começar a pensar em sair de casa de bicicleta e era logo o dilúvio!”

Nos últimos dois anos foram poucas as vezes que aumentei a minha patada poluente e apenas por uma vez cheguei ao destino encharcado. Já pedalei com a cabeça molhada, os pés salpicados, a cara a escorrer, mas uma verdadeira molha, apenas uma vez. Em dois anos!

No mesmo período, e enquanto trabalhava no exterior, já estive debaixo de grandes cargas de água, sem escapatória ou sequer a ideia de quanto tempo o céu me iria continuar a cair na cabeça. E depois? Qual é o problema?

O ditado diz que quem à chuva andar, molhado acaba por ficar, mas não diz quão molhado se fica. Todos já saltámos poças, mais não seja quando do regresso da escola, tirando partido dos botins de borracha novos. Já apanhamos molhas de surpresa por uma chuvada tropical ou à saída do Metro num dia que até parecia soalheiro. E então? foi trágico?

O nosso clima mediterrâneo é generoso não só em horas de sol, como também em dias secos e uma das razões para a bicicleta ser bem vinda de regresso às nossas vidas é, por ambíguo que pareça, suster as alterações climáticas provocadas consumo excessivo de petróleo, ou seja poluir menos, ou seja chover mais.

Uma capa de chuva leve, preferencialmente amarela para nos tornar bem notados, uns calções para a viagem e umas calças na mochila, um par de meias extra e uns sapatos impermeáveis, são suficientes para tornar a chuva suportável e até prazenteira.

Andar à chuva é, para mim, uma das melhores e mais agradáveis maneiras de desfrutar da bicicleta. Se pedalar é uma maneira de viajar próximo dos lugares de todos os dias, a chuva oferece-me como que um manto mais silencioso, mais íntimo, e ao mesmo tempo mais real. Poesia à parte, a chuva funciona como um perfume que nos envolve e à nossa cidade no mesmo casulo.

Posto isto, agarrem na bicicleta e vão lá fora ver se chove!

Advertisements

4 Respostas to “NÃO HÁ MAU TEMPO, APENAS MÁ ROUPA”

  1. quem anda de mota também se molha.. e nunca ouvi ninguém a desdenhar a mota por essa razão.

    já agora,
    http://menos1carro.blogs.sapo.pt/41971.html

  2. Isabel Mendonça Says:

    Gostava de vir de bicicleta mas amanhã, 4ª feira, vai chover torrencialmente todo o dia. Não dá para alterarmos para 5ª feira que não vai chover mesmo? Vejam lá isso e pensem na gripe!
    Obrigada, ó companheiros do pedal!

    • Todos os dias são SIC by BIKE day. Amanhã é a primeira quarta-feira de Outubro. Depois de amanhã é a segunda quinta-feira de Outubro. E como cada um pedala a sua própria bicicleta, quem não tem medo da chuva nem da gripe vem amanhã e nos outros dias todos. Quem tiver mais medo da chuve e da gripe pode vir nos outros dias todos. A cancela da portaria está sempre aberta!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: