CADA UM PEDALA A SUA BICICLETA


Foi com a frase do título que o velocípede sem motor entrou muito cedo na campanha eleitoral para as eleições legislativas do próximo domingo. No dia em que a Quercus fez a análise da pegada deixada pelas diversas candidaturas na atmosfera, soube que a CDU de Grândola tem prevista uma caravana de bicicletas, naquilo a que será provavelmente a acção de campanha mais sustentável e sustentada desta contenda.

Se a imagem de cada um a pedalar a sua bicicleta é uma boa imagem no contexto em que foi proferida, não deixa de ser verdade que se todos pedalássemos mais acabaríamos por subverter um pouco o sentido que foi dado originalmente

Ernesto Che Guevara, ca. 1950

. Confuso? Não me surpreende…

Cada macaco no seu galho poderia ter sido a frase empregue em substituição da da bicicleta, mas não contribuiria muito para o bom ambiente entre São Bento e Belém. A verdade é que pedalar contribui para um mundo melhor, pelo que não é só o nosso galho a ficar mais verde, é toda a árvore que ganha, é todo o bosque que floresce.

A bicicleta é muitas vezes usada como moleta política, seja declaradamente em campanha ou como acessório, a bicicleta transformou-se num elemento incontornável na realidade portuguesa. Foi louvável a ideia de incluir à última da hora uma bicicleta na corrida entre um Porsche e o Metro, mesmo que tenha sido feito à revelia e para surpresa da organização. E o melhor de tudo foi que a bicicleta ganhou!

Amanhã, sexta-feira, a bicicletada é mais uma excelente oportunidade para continuarmos a pedalar cada um a nossa bicicleta. Para as pedalarmos com gosto e com um objectivo comum: surpreender pela positiva, mostrar que é possível cada um fazer mais por si, fazendo muito por todos, por um futuro melhor, de rotura com paradigmas gastos e poluentes.

E já agora, pedalem no domingo! Digam de vossa, de nossa justiça! Votem porque… o voto é uma arma!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: